Em nosso meio, o uso de cosméticos na infância, incluindo maquiagem, cresce a cada dia. Esse comportamento tem sido motivo de pesquisas, com a finalidade de se utilizar produtos mais específicos e mais seguros para essa faixa etária.
Sabemos que, por características próprias da idade, a pele da criança é mais sensível e permeável, pois está em desenvolvimento e alcança sua maturação completa por volta dos quatro anos de idade. Por isso, apresenta maior risco de reações de irritação, toxicidade e alérgicas.
O uso de maquiagem na infância tem característica lúdica, onde “imitar hábitos dos adultos”, principalmente da mãe, desperta a curiosidade das crianças, mas é fato que há um estímulo do nosso meio, incentivando esse hábito de forma precoce. Pelos fatores colocados acima, o uso de maquiagem dever ser supervisionado, de preferência a partir dos três anos de idade, observando alguns cuidados.
Listo algumas considerações para o uso seguro de maquiagem nas crianças:
- A maquiagem utilizada nas crianças deve ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida da pele com água.
- Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água, que saem sem a necessidade de usar acetona ou removedor, e por não possuírem solvente, o cheiro é bem diferente dos esmaltes para adultos.
- Batons e brilhos labiais devem colorir os lábios temporariamente.
- Todos esses produtos devem possuir número de registro na Anvisa (como produtos infantis) e são classificados em Grau de Risco 1 (produtos com mínimo risco de desencadear reação) ou Grau de Risco 2 (produtos com risco potencial), observação que deve ser feita na hora da compra e/ou utilização.
Maquiagem para uso em adultos não deve ser usada nas crianças. Lembrando que as crianças alérgicas têm maior chance de reação ao uso de cosméticos. Qualquer sinal de irritação, a maquiagem deverá ser retirada e esse fato relatado ao médico.