Asma e covid

O que é asma?

Como falamos anteriormente, asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias.

O SARS-COV-2 é um vírus respiratório, com potencial risco e piores desfechos da asma e da própria COVID 19.

A sociedade de Pneumologia em conjunto com a Sociedade de Alergia, buscaram esclarecer e responder algumas dúvidas comuns sobre o tema.

O paciente com asma tem riscos de piores desfechos com a COVID?

Trabalhos que avaliaram a gravidade da COVID, o diagnóstico da asma em geral não foi associado a quadros graves e/ou maior índice de óbitos, independente da idade. Não houve diferença significativa no tempo de internação hospitalar, necessidade e tempo de intubação, traqueostomia, readmissão hospitalar, ou mortalidade entre pacientes com e sem asma.

Portanto, no momento, não existem evidências de piores desfechos clínicos relacionados a COVID no asmático leve a moderado com a doença controlada.

Os pacientes com asma devem ter seu tratamento durante a pandemia?

Durante a pandemia continua sendo fundamental a manutenção do controle da asma.

Não existem evidências de que o tratamento de manutenção da asma possa aumentar qualquer risco relacionado a COVID-19, incluindo o uso de corticoides inalatórios, broncodilatadores e imunobiológicos.

Especialmente no caso de asmáticos graves, sujeitos a quadros mais graves de Covid, o tratamento deve ser mantido e individualizado.

Pacientes com asma devem receber as vacinas contra COVID-19?

Podem e devem!!

Os pacientes com asma grave, por apresentarem riso maior de Covid na sua forma grave, pertencem ao grupo de risco e portanto, tem prioridade em receber a vacina.

Asmáticos leves e moderados, que estão co a doença controlada, seguem o calendário normal por idade.

Quais os riscos da vacinação contra a COVID-19 em pacientes com asma?

A maioria dos trabalhos realizados com a finalidade de avaliar essa situação, não relatou nenhum efeito adverso grave relacionado ao grupo dos pacientes com asma.

Portanto, para os pacientes asmáticos, não existe risco aumentado para desenvolver reações graves pelas vacinas que até o momento, estão seno aplicadas.

Para saber mais acesse meu Instagram:

Fontes:

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Associação Médica Brasileira

• Asma e covid
  • Dermatite atópica
  • Vacina para alergia
  • Higiene ambiental em casos de alérgicos