Rinite x Sinusite

Você sabe a diferença entre Rinite e Sinusite?

Rinite

Primeiramente, costumo dizer que rinite não é grave, ninguém morre de rinite, mas pode comprometer muito a qualidade de vida.

A rinite acontece porque existe uma inflamação não infecciosa na mucosa do nariz e essa inflamação pode ser desencadeada ou mantida por fatores alérgicos e não alérgicos (na maioria dos pacientes os 2 contribuem).

Essa inflamação aumenta lenta e gradativamente, até chegar ao ponto que desencadeia sintomas como obstrução nasal, coceira, espirros e coriza.

Na maioria dos casos, o paciente toma um antialérgico e melhora e esse quadro vai se repetindo, até que num determinado momento o antialérgico não faz mais efeito.

Esse é momento que na maioria das vezes, procura-se o tratamento com médico especialista.

O remédio vai resolver meu problema?

O antialérgico trata os sintomas, mas não trata a inflamação, por isso a rinite vai piorando.

Para um controle da doença precisamos usar medicamentos tópicos anti-inflamatórios (corticoide) por um período mais prolongado, assim, a inflamação vai diminuindo gradativamente e as crises ficam menos frequentes e menos intensas.

Quando o tratamento adequado não promove o controle da rinite, e o quadro tem o fator alérgico relacionado, indicamos a imunoterapia específica que é o tratamento de vacinas para quadros de alergia.

É mais uma ferramenta que ajuda muito no controle da rinite, pois torna o organismo mais tolerante ao que o paciente é alérgico, e com isso, contribui muito para o controle da inflamação da mucosa do nariz.

Deixo aqui um lembrete que os cuidados com a casa do paciente alérgico fazem parte do tratamento é importante saber como fazer a limpeza da casa, do quarto e como proceder com relação aos animais de estimação.

Outro fator importante é que a rinite, quando não tratada, pode favorecer o aparecimento de outras doenças como sinusite, infecção de garganta, alterações na dentição, asma, pode comprometer o sono e diminuir o rendimento escolar e no trabalho.

Entendeu, porque a rinite pode alterar tanto a qualidade de vida dos pacientes?

Sinusite

Por outro lado. é muito frequente a confusão entre rinite e sinusite, até porque as duas doenças costumam andar juntas.

Assim como a rinite, a sinusite é uma inflamação que acontece na mucosa dos seios da face, aqui ela também pode estar relacionada a fatores alérgicos e não alérgicos, mas existe a forma infecciosa e que acontece com mais facilidade nas pessoas que tem rinite.

Nesse caso, surgem sintomas como, secreção nasal mais espessa, amarelada ou esverdeada, dor de cabeça com sensação de peso na face, muitas vezes acompanhados de tosse.

Sinusite infecciosa

A sinusite infecciosa, na maioria das vezes é tratada com antibióticos, mas é importante lembrar que quando a rinite está controlada, a sinusite aguda também diminui a sua frequência.

Quando a sinusite é alérgica, concomitante a rinite, e não tratadas, pode desenvolver quadro crônico, com maior dificuldade de controle, podendo evoluir com formação de pólipos dentro dos seios da face, obstrução das vias de drenagem da secreção, podendo chegar a necessidade cirúrgica e/ou tratamento com medicamentos q modulam a resposta imunológica.

Na persistência e/ou recorrência de sintomas nasais, procure um médico especialista para um tratamento adequado!!

Veja também:
>>> Qual a diferença entre alergia e alérgeno?

Para mais dicas me siga no Instagram

  1. Higiene ambiental em casos de alérgicos | Dra. Rosana Neves jul 07, 2021

    […] Alergias, Dicas Higiene ambiental em casos de alérgicos […]

  2. Vacina para alergia | Dra. Rosana Neves jul 14, 2021

    […] Tratamentos Vacina para alergia […]

  • Gripe é sinal de imunidade baixa?
  • Asma e Covid-19
  • Dermatite Atópica
  • Vacina para Alergia
  •  
    CRM SP: 68816

    Santo André – SP

    (11) 2866-6681 | (11) 99914-6681

    contato@clinicarosananeves.com.br

    Desenvolvido por Clikas Digital