Vacina para Alergia

Você sabia que existe vacina para alergia?

Antes de mais nada, o tratamento de vacina para doenças alérgicas ou imunoterapia especifica, como também é chamada, é um tratamento que existe há mais de 100 anos e consiste em dar ao paciente aquilo que ele é alérgico, em concentrações pequenas e crescente, por um longo tempo (no mínimo 3 anos).

Com isso, conseguimos deixar o paciente mais tolerante aquilo que ele é alérgico, e conseguimos esse efeito por uma modificação da resposta imunológica que esse tratamento proporciona.

Porém, muitas dúvidas por parte dos pacientes, chegam no consultório, e uma delas, e talvez a mais frequente, é que ele pode ser feito para qualquer doença alérgica, mas isso não é verdade.

Quando fazer a vacina?

As doenças que apresentam indicação de imunoterapia específica são rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma predominantemente alérgica e alguns casos de dermatite atópica.

Existe também a imunoterapia especifica para picada de insetos himinópteros, que são aqueles que possuem veneno (abelhas, vespas, formigas), que pode ser realizada em alguns casos.

Os quadros de urticária, dermatite de contato, alergia a medicamentos e alergia alimentar, para esses 2 últimos existe a possibilidade de dessensibilização, que é realizada com certa frequência, para medicamentos e tem sido estudada para alimentos, mas por enquanto, não é utilizada na prática clinica fora dos centros de pesquisa.

Indicação da vacina

A indicação para o tratamento com vacinas para pacientes alérgicos, é feito pelo médico alergista, após consulta e realização de exames.

O que normalmente fazemos é iniciar o tratamento com medicamentos para a(s) doença(s) e quando não acontece uma boa melhora ou quando o paciente fica bem com o tratamento e ao suspender, os sintomas reiniciam, indicamos a imunoterapia especifica, que na maior parte dos casos é realizada com ácaros, pois esse é o alérgeno que com maior frequência desencadeia as crises.

Porém, sempre avaliando cada paciente de forma individual!!

Nossos pacientes recebem a vacina injetável aqui na clinica, sempre sob supervisão, onde avaliamos se o paciente está bem, sem sintomas de crise para que possa receber a vacina com segurança, e a vacina oral, liberamos para fazer em casa, pois essas têm menos risco de reação.

Lembramos que o tratamento com vacinas para quadros alérgicos não cura a doença, mas nos permite manter um controle muito melhor do paciente, sendo que apresentará crises menos frequentes, menos intensas e como consequência, vai usar menos medicamentos!!